segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ferramentas parte 1

Aproveito e escrevo já sobre as novas ferramentas q eu adquiri!!! :D
Num dos livros que já falei, o das "Lifelike Figures in Polymer Clay", a autora ensina a construirmos a nossas próprias ferramentas para modelar sem gastar muito dinheiro nem recorrer às especialmente fabricadas para o efeito. Já consegui as agulhas de alumínio de duas pontas em vários tamanhos. Teve que ser no e-bay porque, depois de procurar em várias retrosarias, descobri que não se fabricam cá em Portugal. Também mandei vir do e-bay um termómetro para forno! Fiquei toda contente porque é igualzinho ao do livro, ihih! ;P É como se ajudasse a sentir-me no caminho certo. O termómetro é muito importante para termos a certeza da temperatura do forno, pois todos os fornos são diferentes e a cozedura da massa é um processo delicado.
Faltam-me adquirir ainda algumas agulhas, nomeadamente de tapeçaria e de coser, e depois parto para a construção das ferramentas tal como está no livro. Ainda me falta adquirir mais umas coisinhas importantes para além das agulhas, como por exemplo a base de madeira que serve de suporte às esculturas ao trabalharmos nelas. Durante a criação do último boneco senti imensa falta de uma base dessas... não vou conseguir criar as figuras que quero sem ela.

Estou muito entusiasmada e ansiosa por meter mãos à obra!!! :D Pena q não tenho todo o tempo que desejo para isso.

1º Aninho!


Só agora pude cá voltar ao blog, quase nunca tive os pés em casa nas últimas 3 semanas. O.o

Este é o tal bonequinho bem simples que falei no último post. Na realidade acho-o quase abominável com tantos defeitos! Mas apesar disso é um bonequinho muito especial, pois fi-lo para meter no bolo do 1º aniversário do meu menino. :) O pai insistiu num bolo simples em q o efeito seria o boneco. Foi uma decisão feita em cima da hora e não tive quase tempo nenhum para o fazer, daí o resultado longe do desejado. Pelo menos para mim! Mas pelos vistos todos adoraram o boneco e o meu marido já insiste para que eu faça um para cada aniversário do Leo. Ah ah! Ok, eu aceito o desafio. Mas da próxima vez farei-o com mais tempo para ficar realmente bonito.

Bom, e o que aprendi com esta escultura?
Apesar do tempo que tive para a fazer (deve ter levado menos de 4 horas) aprendi a usar uma armadura feita de arame e folha de alumínio que vi nos livros. Adorei!!! Agora vou usar sempre essa técnica. A folha de alumínio tem inúmeras vantagens:
- torna a escultura mais leve
- poupa fimo
- ajuda a massa a agarrar melhor à armadura
- é super flexível e modelável, o que ajuda imenso a modelar a figura como queremos
- a cozedura é mais eficaz
E esta última vantagem ensinou-me porque razão a última escultura ficou com as tais rachas na cara - fimo maciço, cuja humidade interior teve q sair durante a cozedura criando as rachas. Com a folha de alumínio isso já não acontece. :)